quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Relatorios do Alex

REELEITURA
A primeira atividade que fizemos em grupo assim que começaram as aulas no Instituto Criar foi a releitura de filme, foram exibidas 5 cenas de filmes diferentes para os 150 alunos reunidos no Studio A, o processo de escolha dos filmes foi feito de acordo com o trabalho desenvolvido por cada oficina, o filme selecionado para a turma de edição foi a Central do Brasil, direção de ( ). Em sala assistimos mais uma vez o filme para tirarmos as dúvidas em relação a cena que nos foi concedida, em seguida dividimos o grupo pelas seguintes áreas, direção, produção, cenografia, câmera, e áudio, nos próximos dois dias foram feitas a pré-produção e a produção da gravação e por fim a captação utilizando o recurso do Pause e Rec. para edição, o grupo opto por manter as cenas quase igual as originais e somente mudar as últimas falas da personagem principal, foram escolhidos voluntariamente dois alunos de edição para fazer os papeis principais, dentre os 18 foram escolhidos o Johab e a Penélope que executaram os papeis principais. Fiquei responsável pela criação e desenvolvimento do Stotyboard e direção da captação junto com os 18 alunos, e sempre que sentia dificuldade de conduzir as gravações pedia a opinião de todos. O resultado final não ficou como o imaginado por todos, porém esse é o começo de uma longa jornada de trabalho e muita aprendizagem, também ouveram algumas discussões entre o grupo, mas todos foram resolvidas no momento da gravação.

OFICINAO
O oficinão foi uma atividade realizada durante duas semanas no Studio A, e que teve como principal objetivo mostrar como que funciona cada oficina e a importância delas reunidas dentro de um único trabalho. Cada dia da semana foi dedicado especificamente a uma área ou oficina diferente, começamos pela oficina técnica de Animação.

Animação
Nesta oficina que é lecionado pelo professor Rafael, nos explicou o que era animação, animação é nada mais que uma imagem repetida 12 vezes por segundo que nos da uma sensação de movimentação, isso tudo por causa da nossa persistência retiniana, que faz com que enxerguemos com uma certa dificuldade de tempo, isto tudo comprovado pela história da animação que é mais antiga do que o cinema. A animação começou a ser feita através de maquinas fotográficas, que faziam varias fotos em seqüência e essas seqüência nos permite a sensação de movimento constante, e também nos explicou como se faz animação hoje em dia utilizando o recurso do programa Adobe Fleche.

Produção
Nesta oficina que é lecionada pela professora Márcia, onde pudemos aprender um pouco mais sobre está área, pois a Produção é uma área que permeia todas as outras áreas do audiovisual, também conhecemos os diversos tipos de produtores que existem dentro da Produção e suas funções especificas.
  • Produtor investidor: é o empresário dono do dinheiro que financia o filme.
  • Produtor executivo: é o administrador do dinheiro do filme e também é a pessoa que faz tudo acontecer no filme.
  • Produtor de platô/ set: é ele que avalia a organização das cenas.
  • Diretor de Produção: é a pessoa que manda e decide tudo pela equipe e que tem autonomia de fazer tudo acontecer e dar certo.
  • Produtor de casting/ elenco: é a pessoa responsável pela contratação dos atores de acordo como papel solicitado pelo diretor.
  • Produtor de locação: é ele quem vai junto com o Diretor e o Diretor de Arte em busca das locações solicitadas.
  • Assistente de Produção: é a pessoa que fica encarregada de presta assistência a todos esses demais produtores.
Direção de Arte
No dia seguinte tivemos a oficina de Direção de Arte, composta pelas demais áreas técnicas de Cenografia, Figurino e Cabelo e Maquiagem, Lecionada pelos professores Antonio, Joana e Guta. Nesta oficina aprendemos os diversos tipos de aspectos visuais e suas composições, por exemplo: cor, texturas, linhas, formas, objetos, figurinos, cabelos, adereços, pinturas de arte, maquiagem e etc..., os elementos que fazem parte da composição do cenário tem que está totalmente de acordo com a linguagem solicitada pelo filme e Diretor. No termino dessa oficina foi passado para cada G um trecho de um filme diferente, e com base nesse trecho teríamos que fazer uma fotografia, porém tinhamos que incluir nessa foto os mesmos sentimentos do trecho original, o G3 que é o meu grupo se dividiu entre as seguintes áreas Cabelo e Maquiagem, Cenografia, Iluminação, Figurino e Câmera, para o desenvolvimento desse trabalho utilizamos o conhecimento valioso que adquirido nos dias de oficinão e também o trabalho coletivo.

Captação
Na oficina de Captação composta pelas seguintes áreas de Câmera, Áudio e Iluminação que são lecionadas pelos professores Olindo, Flavio e Sócrates, pudemos aprender um pouco mais sobre cada uma delas.
Na parte de Câmera o professor Olindo nos explicou um pouco mais sobre o funcionamento de uma Câmera e também falou um pouco mais sobre cada assistente e qual a importância da sua função.
  • Operador de câmera: é o profissional responsável pela captação da imagem.
  • Assistente de câmera: é o profissional responsável por tomar conta da Câmera e por tudo que for utilizado pela Câmera.
  • Logger: é uma nova profissão que surgiu no mercado, esse assistente é responsável pelos cartões de memórias utilizados em algumas câmera, e também por faz a transferência desse material.
  • Maquinista: é o profissional responsável por fazer a operação de grua, treveling e spedcam.
  • Foquista: é o profissional responsável por fazer o ajuste do foco na Câmera, sempre no momento em que for preciso na hora da gravação.
Na parte de Iluminação o professor Sócrates nos explicou um pouco mais sobre o RGB que é a fusão do Red Greem e Blue que quando estão juntas forma a mais diversa variação de cores possível e também nos explicou sobre os tipos de energia, dentre essas energias estão a energia eletromagnética o som e cor que também são consideradas energias altamentes distintas.
Também nos falou um pouco sobre as áreas que compõe a Iluminação, dentre elas estão.
  • Gaffer: é o profissional responsável pela equipe da parte elétrica (iluminação) ele trabalha diretamente com o assistente de fotografia.
  • Diretor de fotografia: é o profissional responsável por fazer a analise da iluminação e de todos os equipamentos que serão utilizados na gravação da imagem e por cada plano utilizado em cena.
Na parte de Áudio o professor Flavio nos explicou um pouco mais sobre o desing de áudio e as técnicas de som cujo objetivo é garantir que o sinal do som estará altamente limpo e sem nenhum tipo de interferência (ruídos).
No final da oficina de captação foi realizada uma atividade, na qual tínhamos que pegar uma caixa de papelão e fazer um furo nela e colocar um papel sulfite na parte interna e depois insola-la com silverteipe para que não tivesse nenhuma vazão de luz, feito isso a pessoa teria que colocar a cabeça dentro da caixa e olhar para a imagem que através da luz estava sendo projetada no papel e quando olhávamos para a imagem via que ela estava sendo projetada de ponta cabeça assim como nas câmeras fotográficas.

Edição
Nesta oficina o professor Celso, nos explicou um pouco mais a respeito do processo de montagem de um filme. Falou das diversas formas e linguagens que podemos utilizar na hora da edição, explicou e tirou as duvidas do pessoal em relação aos tipos de edição linear e não-linear, nos mostrou trechos de alguns filmes que são considerados referencias fortíssimas pra edição.

C. G.
Nesta oficina o professor Caio Cabelo, nos mostrou um pouco de seus trabalhos feitos e falou um pouco sobre o mercado de trabalho e explicou um pouco a respeito da importância da computação gráfica na finalização de um trabalho audiovisual.

V. I.
Nessa oficina do professor Leandro, que é voltado para a Internet e novas mídias.
ele nos falou um pouco sobre o novo tipo de Internet 3G que nos permite uma maior interatividade com os sites, também nos passou alguns sites que já utiliza essa nova tecnologia como por exemplo o site do Instituto Criar, BM8, Wolkswagem, Touching Stories e etc... .

Depois de conhecer um pouco sobre cada uma dessas 11 oficinas, através desse oficinão que foi de um grande valor imenso pra mim, nos foi proposto um trabalho em grupo e que tinha o seguinte tema " Agora que cresci o quer que eu vou ser?", e nesse trabalho teríamos que por todo o nosso conhecimento obtido no oficinão e teria que ter no mínimo um minuto de duração.


VIDEO DO MINUTO
Para o desenvolvimento desse trabalho, ainda estava faltando alguma coisa, estava faltando aprender a organizar os pensamentos e idéias no papel.
Então tivemos uma aula com a Diretora e Roterista Yara, que nos explicou como se faz a estrutura e amadurecimento de uma idéia ou até mesmo de um roteiro, está aula nos foi de uma grande ajuda, pois é aparti do roteiro que podemos dar iniciação ao Storyboard e a deculpagem e prosseguir na produção do video, apesar do G3 que é o meu grupo ter cometido um grande erro ao abandonar o Storyboard e o roteiro.
Creio que todos nós do G3 aprendemos muito com esses erros cometido no nosso trabalho, pois foi nele em que os 37 do mesmo tentaram colaborar com suas idéias e o conhecimento obtido nessas duas semanas de oficinão, o resultado final desse trabalho não ficou como o imaginado por todos, mas como estamos aprendendo e errar faz parte do processo de incino, sei que temos muito o que aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário