quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Relatorios do Danilo

REELEITURA
Com a releitura de uma cena do filme central do Brasil onde cada oficina teve um vídeo a ser escolhido, tivemos o primeiro contato com o audiovisual dentro do Criar, e saber como é grande o processo de produção e pós-produção, tivemos o principio básico de câmera, áudio e cenografia pesquisado por nós alunos.
Quando o trabalho nos foi passado nos organizamos em diferentes grupos e decidimos o que cada um iria fazer, separamos quem ficaria responsável pelo cenário e locação dos objetos, roteiro, atores entre outras coisas.
Mas o interessante é que a releitura foi uma gravação linear onde nos não podíamos editar o vídeo, e ter que gravar uma cena apenas fazendo cortes feito por uma câmera é uma coisa bem difícil, e fica um trabalho feio ao meu ponto de vista, pois não podíamos utilizar qualquer tipo de software para editar este vídeo, e este foi o primeiro contato com a câmera dentro do instituto.
Trabalhar em grupo com a sala de edição foi bem difícil pois existia um grande confronto de idéias, e isso é bom para o grupo, mostra que todos somos ativos, mas tem um lado preocupante.

OFICINAO
Tivemos duas semanas de oficinão e com esse tempo aprendemos como todas oficinas funcionam e como ela se coloca em cada parte do audiovisual. Aprendi, pesquisei e registrei como é criado cada processo e cada função resumidamente.
Briefing: é um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho,. O Briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura.
Decupagem: é o planejamento da filmagem, a divisão de uma cena em planos e a previsão de como estes planos vão se ligar uns aos outros através de cortes.
Storyboard: uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado,
Roteiro: é um documento narrativo utilizado como orientação para espetáculos de cinema ou programas televisivos. é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual.
Trilha sonora todo o conjunto sonoro de um filme, incluindo além da música, os efeitos sonoros e os diálogos.
Câmera: tive a experiência de aprender o principio de câmera e como ela funciona, vimos seqüência de enquadramentos:
Planos: Plano Geral (PG), Plano Aberto(PA),Plano Americano(PAm), Plano Médio (PM), Plano Próximo (PP)Close,Super Close (Close Up)
Computação gráfica é a área que estuda a transformação dos dados em imagem, tem como utilidade no áudio visual o tratamento de imagens e efeitos especiais, utilizado em filmes e comerciais
Direção de Arte: é responsável pela concepção visual de toda produção sendo, filme, teatro, programas de TV, Vídeo ou anuncio.
Iluminação: tem o seu lado muito importante para a captação. Onde os professores explicaram o principio de luz e as principais cores conhecidas como RGB Red, Green, Blue. Que Forman todas as cores.
Vários exercícios foram criados para cada oficina que foi apresentada, aprendi vários funcionamentos e tirei grandes duvidas que não tinha nos livros ou na internet. E também conheci outras pessoas de outras oficinas e isso é legal para futuros trabalhos.

VIDEO DO MINUTO
Em no vídeo do minuto eu e o grupo colocamos em pratica tudo que aprendemos no oficinão, onde podíamos fazer o nosso próprio roteiro, historyboard, trilha sonora,entre outras coisas.
pessoas ficaram responsáveis por fazer o roteiro com as idéias mais pensadas pelo grupo, e não tivemos muitas mudanças no roteiro e no historyboard.
O mais interessante é que o grupo “G4” tem pessoas plenamente capacitadas e cheio de idéias, onde grande parte do pessoal pensa junto e isso é bom para o grupo e mal começamos o curso e já á interatividade de todos.
E aconteceram coisas legais,onde nos conseguimos locar um espaço para a gravação do vídeo, o que foi uma experiência para saber como será após o termino do curso.gostei bastante do processo de gravação onde tivemos um curto prazo de horário para gravar, que foi interessante trabalhar com esse tipo de pressão, a questão do tempo curto. Apesar de ter um pouco de desorganização na hora da gravação foi gratificante ter trabalhado com pessoal.
No dia da edição foi um ex-alunos que editou o nosso vídeo, onde o editor não chegou na hora e toda hora atendia o celular e não se comunicava com o grupo. e isso só sérvio como não seguir esse tipo de exemplo
Com relação a devolutiva do vídeo que foi a bancada, gostei muito dos professores terem criado criticas construtivas e isso só fortaleceu o grupo para criar trabalhos sempre melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário